RE-INTEGRAÇÃO DE POSSE
Re-possession![1: Trabalhadores na construção do Aeroporto de Brasília [workers building the airport in Brasília], 1956–1960](https://freight.cargo.site/t/original/i/7e5508f9656861aa228503b134bb32ec32319c251d27e6f8ff2182126ac3169a/id13743_imagem-01.jpg)
![2: Trabalhadores em canteiro de obra no período da construção de Brasília [workers at a building site during the construction of Brasília], 1957–1960](https://freight.cargo.site/t/original/i/d34cd43f3935c71d9786bb81714812567da8a515944ff933a653ed0572b042b6/id13744_imagem-02.jpg)
![3: Trabalhadores indígenas observados por trabalhadores brancos na carroceria de um caminhão [Indigenous workers observed by white workers in a truck], 1956–1960](https://freight.cargo.site/t/original/i/d118569870e895af7ffac546b23792d58f5ccfe59db9d2cc9e94f27280589f59/id13745_imagem-03.jpg)
![4: Trabalhadores em frente ao Serviço de Identificação de Pessoas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em Brasília [workers in front of the People Identification Service of the Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), in Brasília], 1956–1960](https://freight.cargo.site/t/original/i/63373dc32aa2a9f4d4d7d1fc33ab2d1f358bce84819d053607baeada631f7f48/id13746_imagem-04.jpg)
![5: Trabalhadora em canteiro de obra de Brasília comercializando marmitas [worker selling meals at a building site in Brasília], 1956–1960](https://freight.cargo.site/t/original/i/00982ee3a825ebaee2852e5c0d9feeba7b7e15b4d91c9ff38b26bd0434b7a99c/id13747_imagem-05.jpg)
![6: Primeira greve de trabalhadores da construção civil em Taguatinga. O Sindicato dos Empregados da Construção Civil iniciou o movimento de greve em todo o Distrito Federal [first civil construction workers’ strike in Taguatinga. The Union of Civil Construction Employees began strikes throughout the Federal District], 16 mar 1964](https://freight.cargo.site/t/original/i/549ebca774fb7c73d78d770512573e7ce2eccb095b8408290e9e34c4dc40769c/id13748_imagem-06.jpg)
![7: Operação Retorno para expulsão de trabalhadores desempregados após a conclusão das principais obras arquitetônicas de Brasília, na Rodoviária [operation Return for the expulsion of unemployed workers after the completion of the main architectural works of Brasília, at the Bus Station], 13 abr 1964](https://freight.cargo.site/t/original/i/5c73407b360dcdd2bdb1bf98f1817b1e9379fdd1ce54ad0adc5064e48d5d1d2c/id13749_imagem-07.jpg)
![8: Pessoas negras e indígenas na entrada de exposição missionária indígena [Black and Indigenous people at the entrance of an Indigenous missionary exhibition], 12 nov 1969 – 2 abr 1974](https://freight.cargo.site/t/original/i/c6d38981a06485f7316b26ffc92d6ec3ea888d7a29b5f95da893d8bfe3b902c8/id13750_imagem-08.jpg)
![9: Duas mulheres, dois bebês e um homem em uma bicicleta no Eixo Monumental em Brasília, à altura do Teatro Nacional [two women, two babies and a man on a bicycle on the Eixo Monumental in Brasília, near the Teatro Nacional], 29 mar 1979 – 2 jul 1982](https://freight.cargo.site/t/original/i/fa8fff5710757395171f45253e76c4d4210a3d1f3958f3887107d9f30b953c8d/id13751_imagem-09.jpg)
![10: Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia Caiapó, em visita à Brasília, no gabinete do governador José Aparecido de Oliveira [Raoni Metuktire, a Brazilian Indigenous leader of the Caiapó ethnic group, on a visit to Brasília at the office of Governor José Aparecido de Oliveira], 8 mai 1985 – 20 set 1988](https://freight.cargo.site/t/original/i/3adc6412b80638c8155613db1b73a243a5ecebe85585b3217dd7964075286b5d/id13752_imagem-10.jpg)
![11: Trabalhadora em olaria comunitária na Região Administrativa de Brazlândia para a produção de tijolos destinados à construção de casas populares [worker in a communitarian brick factory in the Administrative Region of Brazlândia, where bricks were produced for the construction of low-income houses], 8 mai 1985 – 20 set 1988](https://freight.cargo.site/t/original/i/8c879c2b0c84910635fabfad2afeda5e29203190722dd296655fdc22521f2676/id13753_imagem-11.jpg)
[Imagens de 1 a 11 sob a custódia do [images 1 to 11 under custody of the] Arquivo Público do Distrito Federal]
É a partir da terra que questionamos o costume de pressupor que o lugar do vivido por pessoas indígenas e negras no Brasil seja o subterrâneo da história. A fixação desses sujeitos longe do chão onde a vida social realmente acontece tem sido um dispositivo caro à atualização de políticas de memórias que autorizam o subdimensionamento da presença e da agência de maiorias populacionais, reduzidas à condição de “o outro”.
Como cantado nos versos do Ilê Aiyê, em “cada pedaço de chão, cada pedra fincada” há uma marca de homens e mulheres que não podem ser mais pensados como dissociados de projetos de ocupação dos espaços que se pretendam democráticos num país como o nosso. Exemplo emblemático desse desafio é a própria capital nacional: Brasília, e por que não dizer o Distrito Federal como um todo.
“Nasceu de um gesto primário de quem assinala um lugar, ou dele toma posse.” Ao falar dos marcos de Brasília, o urbanista Lucio Costa associou o traço original de sua obra ao sinal da cruz. A nova capital representaria a concretização do desejo antigo de ter no centro do território nacional um símbolo da pujança de seus melhores homens, dispostos a preencher o vazio e suplantar a rudeza da nova terra.
Essas expressões de um duradouro repertório linguístico-cultural da dominação eram fortes sintomas de que, nos anos 1950 e 1960, as pretensões modernistas de políticos, empresários, arquitetos e urbanistas – porta-vozes da memória hegemônica dessa empreitada – anunciavam a atualização de projetos excludentes de Brasil. De maneira semelhante ao ocorrido em outros momentos, Brasília e o Distrito Federal não foram sonhos sonhados para caber todo mundo.
Em tempos de união e reconstrução, há de se ter olhos para ver o óbvio: as lutas de populações negras e povos indígenas pelo direito à terra, no campo e na cidade, existem em profusão como inspiração para melhores práticas para a arquitetura mundial.
As fotografias selecionadas no acervo do Arquivo Público do Distrito Federal são um convite para essa inflexão.
Como cantado nos versos do Ilê Aiyê, em “cada pedaço de chão, cada pedra fincada” há uma marca de homens e mulheres que não podem ser mais pensados como dissociados de projetos de ocupação dos espaços que se pretendam democráticos num país como o nosso. Exemplo emblemático desse desafio é a própria capital nacional: Brasília, e por que não dizer o Distrito Federal como um todo.
“Nasceu de um gesto primário de quem assinala um lugar, ou dele toma posse.” Ao falar dos marcos de Brasília, o urbanista Lucio Costa associou o traço original de sua obra ao sinal da cruz. A nova capital representaria a concretização do desejo antigo de ter no centro do território nacional um símbolo da pujança de seus melhores homens, dispostos a preencher o vazio e suplantar a rudeza da nova terra.
Essas expressões de um duradouro repertório linguístico-cultural da dominação eram fortes sintomas de que, nos anos 1950 e 1960, as pretensões modernistas de políticos, empresários, arquitetos e urbanistas – porta-vozes da memória hegemônica dessa empreitada – anunciavam a atualização de projetos excludentes de Brasil. De maneira semelhante ao ocorrido em outros momentos, Brasília e o Distrito Federal não foram sonhos sonhados para caber todo mundo.
Em tempos de união e reconstrução, há de se ter olhos para ver o óbvio: as lutas de populações negras e povos indígenas pelo direito à terra, no campo e na cidade, existem em profusão como inspiração para melhores práticas para a arquitetura mundial.
As fotografias selecionadas no acervo do Arquivo Público do Distrito Federal são um convite para essa inflexão.
Ana Flávia Magalhães Pinto (em colaboração com Mara Karina Sousa Silva)
It is from the earth that we question the custom of assuming that the place of the lived experience of Indigenous and Black people in Brazil is the underground of history. The fixing of these subjects far from the ground where social life really takes place has been a valuable device for updating the politics of memories that authorize the subdimensioning of the presence and the agency of population majorities, reduced to the condition of “the other”.
As sung in the verses of Ilê Aiyê, in "every piece of ground, every stone set" there is the mark of men and women who can no longer be thought of as being dissociated from projects for occupying spaces that claim to be democratic in a country like ours. An emblematic example of this challenge is the national capital itself: Brasília, and why not, the Federal District as a whole.
"It was born of a primary gesture of one who signals a place, or takes possession of it." When speaking of the landmarks of Brasília, the urban planner Lucio Costa associated the original outline of his work with the sign of the cross. The new capital would represent the fulfillment of a long-standing desire to have a symbol, at the center of the country's territory, of the strength of its best men, willing to fill the void and overcome the harshness of the new land.
These expressions of a long-lasting linguistic-cultural repertoire of domination were strong symptoms that, in the 1950s and 1960s, the modernist pretensions of politicians, businessmen, architects and urban planners—the spokespersons of the hegemonic memory of this enterprise—would announce the updating of exclusionary projects of Brazil. Similarly to what happened at other times, Brasília and the Federal District were not dreams dreamed of with room for everyone.
In times of unity and reconstruction, one must have the eyes to see the obvious: the struggles of Black populations and Indigenous peoples for land rights, in the country and in the city, exist in profusion as an inspiration for best practices for the world's architecture.
The photographs selected from the collection of the Arquivo Público do Distrito Federal are an invitation to this inflection.
As sung in the verses of Ilê Aiyê, in "every piece of ground, every stone set" there is the mark of men and women who can no longer be thought of as being dissociated from projects for occupying spaces that claim to be democratic in a country like ours. An emblematic example of this challenge is the national capital itself: Brasília, and why not, the Federal District as a whole.
"It was born of a primary gesture of one who signals a place, or takes possession of it." When speaking of the landmarks of Brasília, the urban planner Lucio Costa associated the original outline of his work with the sign of the cross. The new capital would represent the fulfillment of a long-standing desire to have a symbol, at the center of the country's territory, of the strength of its best men, willing to fill the void and overcome the harshness of the new land.
These expressions of a long-lasting linguistic-cultural repertoire of domination were strong symptoms that, in the 1950s and 1960s, the modernist pretensions of politicians, businessmen, architects and urban planners—the spokespersons of the hegemonic memory of this enterprise—would announce the updating of exclusionary projects of Brazil. Similarly to what happened at other times, Brasília and the Federal District were not dreams dreamed of with room for everyone.
In times of unity and reconstruction, one must have the eyes to see the obvious: the struggles of Black populations and Indigenous peoples for land rights, in the country and in the city, exist in profusion as an inspiration for best practices for the world's architecture.
The photographs selected from the collection of the Arquivo Público do Distrito Federal are an invitation to this inflection.
Ana Flávia Magalhães Pinto (in collaboration with Mara Karina Sousa Silva)
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