ILÊ AXÉ IYÁ NASSÔ OKÁ
(TERREIRO DA CASA BRANCA)


© Rafa Jacinto / Fundação Bienal de São Paulo


O trânsito atlântico forçado pela escravidão europeia, que dá origem à diáspora africana no Brasil, tambem dá origem a expressões culturais que iriam constituir a matriz cultural brasileira. A arquitetura afro-brasileira é uma dessas expressões.

As populações negras trouxeram consigo saberes, práticas e tecnologias de seus lugares de origem. Resistindo ao violento processo de desagregação cultural imposto pelo colonialismo, organizaram-se em diferentes formas coletivas, especialmente em espaços de culto chamados de terreiros.

Três mulheres africanas planejaram e construíram o primeiro monumento negro tombado no Brasil, o Terreiro de Candomble Ilê Axé Iyá Nassô Oká (1830 - até hoje), conhecido também como Casa Branca do Engenho Velho, considerado o centro religioso negro mais antigo do Brasil.

Suas fundadoras, iyá Akalá, iyá Adetá e iyá Nassô – que podem ser consideradas as primeiras arquitetas negras brasileiras – foram também pioneiras no pensamento ambientalista em como relacionar a arquitetura com a natureza.

Parte da cosmovisão africana dos terreiros – “sem folha não tem orixá”, em Yorubá, “Kò sí ewé, kò sí òrìsà” – a preservação da mata faz parte do posicionamento no mundo. É o que explica as matas preservadas na malha urbana nos entornos de um terreiro.

Em 1985, o Ilê Axé Iyá Nassô Oká foi reconhecido como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), processo que resultou de longa luta dos movimentos negros no Brasil. Este reconhecimento é considerado paradigmático por romper com a visão eurocêntrica que até então balizava as ações do IPHAN.
The Atlantic transit forced by European slavery, which gave rise to the African diaspora in Brazil, also is the origin of cultural expressions that would constitute the Brazilian cultural matrix. Afro-Brazilian architecture is one of these expressions.

Black populations brought with them knowledge, practices and technologies from their places of origin. Resisting the violent process of social and cultural disintegration imposed by the colonialism, they organized themselves in different collective forms, especially through religious spaces called terreiros.

Three African women planned and built the first black monument listed in Brazil, the
Terreiro de Candomble Ilê Axé Iyá Nassô Oká (1830: until today), also known as Casa Branca do Engenho Velho, considered the oldest black religious center in Brazil.

Its founders, iyá Akalá, iyá Adetá and iyá Nassô—who can be considered the first black Brazilian female architects—were also pioneers in environmentalist thinking on how to relate architecture and nature.

Part of the African cosmovision of the terreiros—
“without a leaf, there is no orixá”, in Yoruba, “Kò sí ewé, kò sí òrìsà”—the preservation of the forest is part of the positioning in the world. This explains the presence of the forest in the urban fabric around a terreiro.

In 1985,
Ilê Axé Iyá Nassô Oká became the first terreiro to be recognised as a cultural heritage site by Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [National Historic and Artistic Heritage Institute] IPHAN, a process that resulted from a long struggle by black movements in Brazil. This recognition is considered paradigmatic for breaking with the Eurocentric vision that had hitherto guided IPHAN's actions.