GALERIA: DE-COLONIZANDO O CÂNONE

Gallery: De-colonizing the Canon


© Rafa Jacinto / Fundação Bienal de São Paulo


Brasília, a capital modernista projetada pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer no final da década de 1950, é em essência uma cidade colonial. Lucio Costa atribuiu o plano diretor de Brasília a “um ato deliberado de posse (...) um gesto de sentido ainda desbravador, nos moldes da tradição colonial (...) dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”. 

Brasília significava uma nova conquista, reencenação – à maneira modernista – o gesto dos colonizadores europeus brancos. Sua definição como Patrimônio Mundial pela UNESCO ainda se ampara nessa perspectiva colonial, atribuindo o valor cultural e histórico da cidade ao fato de ter sido construída ex nihilo, isto é, “a partir do nada”.

Esta sala apresenta uma contra-narrativa para o cânone. Ao contrário dos imaginários de fronteira que inspiraram o projeto e a construção de Brasília, aquele é um território indígena ancestral e quilombola. Antes da invasão colonial, a região era um local de encontro e troca entre várias nações indígenas do Brasil Central. Desde pelo menos o século 18, começou a ser povoada por africanos que buscavam refúgio e liberdade nos quilombos.

Hoje, a cerca de cinquenta quilômetros ao sul da capital, localizam-se as terras do Quilombo Mesquita, ali estabelecido há trezentos anos. O território Kalunga, o maior quilombo do país, está a 250 quilômetros ao norte de Brasília. As comunidades quilombolas habitavam todo aquele território e tiveram papel central na construção da nova capital. Reconhecido pela ONU como modelo de conservação ambiental, o Quilombo Kalunga é também uma “construção paisagística” de valor patrimonial inestimável para a humanidade, e para o planeta.

Brasília, the modernist capital designed by urban planner Lucio Costa and architect Oscar Niemeyer in the late 1950s, is in essence a colonial city. Lucio Costa attributed Brasília’s masterplan to “a deliberate act of possession… a gesture still in the sense of the pioneers, along the lines of the colonial tradition… two axes crossing at right angles, that is, the sign of the cross itself.”

Brasília was meant as a modern conquest of the interior, re-enacting—in modernist fashion—the gesture of white European colonizers. The definition of Brasília as a World Heritage Site by UNESCO still relies on this colonial perspective, attributing the city’s cultural and historic value to the fact that it was built ex nihilo, that is, “out of nothing.”

This room presents a counter-narrative to the canon. Contrary to the frontier imaginaries that informed the design and construction of Brasília, this land is ancestral Indigenous and Quilombola territory. Before colonial invasion, the region was a place of encounter and exchange between various Indigenous nations of Central Brazil. Since the 18th century at least, it started to be populated by enslaved refugees and freedom in the quilombos.

Nowadays, located about 50 kilometers south of the capital, there are the lands of the Quilombo Mesquita, established three hundred years ago. The Kalunga territory, the largest quilombo in the country, is located 250 kilometers north of Brasília. Quilombola communities inhabited this entire territory, and played a central role as labor force in the construction of the new capital. Recognized by the UN as a model of environmental conservation, the Quilombo Kalunga is also a “landscape construction” of inestimable patrimonial value for humanity, and for the planet.