AYRSON HERÁCLITO




Ayrson Heráclito, O sacudimento da Casa da Torre e o da Maison des Esclaves em Gorée [The Shaking of the Casa da Torre and of the Maison des Esclaves in Gorée], 2015, videoinstalação. Cortesia do artista



O Sacudimento é uma prática nas religiões de matriz africana com intuito de exorcizar ambientes domésticos passando folhas sagradas em todo o edifício, o que afasta os mortos e os eguns.

Nesta performance, o artista exorciza dois monumentos arquitetônicos ligados ao tráfico de pessoas escravizadas na África e à colonização brasileira, a Casa da Torre, na costa da Bahia, e a Maison des Esclaves em Gorée, na ilha de Gorée, poucos quilômetros além da costa da cidade de Dacar, Senegal.

Pelas palavras do artista “nesta performance, a morte a ser afastada definitivamente de nós é da história da colonização e da escravização. Suas consequências são atualíssimas em lugares como a Bahia e a África. [...] E que nos legou o racismo, as desigualdades e a pobreza para as populações pretas do mundo”.
Sacudimento is a practice in religions of African origin that has the purpose of exorcizing domestic environments by brushing sacred leaves all over the building, which drives away the dead and the eguns. In this performance, the artist exorcizes two architectural monuments linked to the trafficking of enslaved people in Africa and to Brazilian colonization, the Casa da Torre, on the coast of Bahia, and the Maison des Esclaves in Gorée, on the island of Gorée, a few kilometers from the coast of the city of Dakar, Senegal.

In the artist's words, "in this performance, the death to be definitively driven away from us is that of the history of colonization and enslavement. Its consequences are very current in places like Bahia and Africa. [...] And that bequeathed us racism, inequalities and poverty for the Black populations of the world".